Destaques
por que aprender Robótica?
- Desenvolvimento das habilidades mentais: Obtém o poder de concentração e a observação na medida em que é exigida uma atitude a respeito do que está em construção.
- Desafio de criar e ser flexível: Em Robótica, o aluno é desafiado a todo instante a criar. Ele terá de encontrar soluções para os problemas que surgem incessantemente durante a aula, a criação faz com que a criança aprenda, na prática, a se virar, encontrando novas funções para objetos comuns, tradicionais.
- Aprimoramento da coordenação motora manual: O aluno de Robótica trabalha as mãos e os olhos o tempo inteiro. São dezenas de peças separadas por tamanho, cor e função – para chegar a essa classificação, ele tem de desenvolver um método de organização, cada material armazenado em um local específico etc. Até o mais desastrado aluno é obrigado a aprender, nesse tipo de atividade, a organizar de modo a ser capaz de realizar suas tarefas.
- Entendimento dos próprios limites: Muitas vezes o projeto de Robótica foi idealizado de um modo que não funciona – e o orientador deve estar ao lado para dar apoio ante o erro. O aluno aprende desde cedo a lidar com os próprios limites, a conviver com a frustração – ele logo entende que continua a ser aceito e amado, mesmo se o que chegou a propor não funciona – afinal, o importante é participar e lutar para aprender. Ao transmitir confiança em si mesmo, o professor ajuda o aluno a lidar com os desafios inerentes ao processo de aprendizagem e convívio social.
- Interesse pela imaginação: Na aula de Robótica, os projetos podem ser criados a partir das ideias e histórias dos alunos. Vamos imaginar que a criança montou algo parecido com um cachorro, o que fez outra construir uma espécie de elefante. Foi o suficiente para o grupo demonstrar interesse de criar um zoológico – que poderá ser executado sob a orientação do professor. A inventividade é assim estimulada de modo a testar se o que existe e tem graça no mundo do imaginário pode se tornar real – ou não.
- Aprendizagem de trabalhar em equipe: Para realizar uma tarefa de Robótica, cada aluno é incentivado a trocar experiências- são quase sempre realizados em pequenos grupos, fortalecendo as relações interpessoais, o respeito ao trabalho e às ideias do outro e às atitudes de cooperação e de generosidade mútua.
-
O valor da paciência e da disciplina: O projeto de Robótica é normalmente considerado nas fases que executam as tarefas resolvidas uma vez depois de outra – em consequência, ou o resultado demora a ser causado, nunca ocorre imediatamente. É um projeto que começa simples, mas pode tornar-se complexo à medida que novas aprendizagens são incorporadas. Torna necessária disciplina e paciência para controlar a ansiedade e esperar a passagem do tempo – ou tempo certo para alcançar a evolução.
Há fases realmente chatas que colocam à prova a capacidade de perseverar durante uma aula – e que precisam ser vivenciadas por quem deseja realmente aprender.